segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carboidratos na Atividade Física

Esse é meu primeiro post, resolvi então falar sobre um macronutriente que é considerado um "vilão" para muitas pessoas, principalmente para indivíduos que praticam atividade física, pois possuem a falsa idéia que comer carboidrato engorda. Devemos sempre lembrar que não é um alimento em si, ou um nutriente que nos engorda, e sim o que comemos durante todo o dia, jamais devemos olhar nossa alimentação de uma forma isolada, focar em um único alimento, nutriente ou vitamina, devemos considerar o todo, e como ele está sendo dividido ao longo do dia.
Enfim, a alimentação tanto das pessoas sedentárias como daquelas praticantes de atividades físicas deve conter, em grande parte, alimentos que forneçam carboidratos, fontes de glicose, o principal combustível do nosso corpo. Cerca de 60 a 65% do total de calorias de uma alimentação saudável deve ser proveniente de alimentos ricos em carboidratos, a base da Pirâmide de Alimentos (pães, arroz, macarrão, batata). Esta glicose proveniente dos carboidratos é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e hepático. Os carboidratos são a matéria-prima para a produção do glicogênio que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios. De 2 a 3 horas antes das atividades físicas é importante fazer uma refeição basicamente com alimentos ricos em carboidratos ou um pequeno lanche, 1 hora antes.
Logo após as atividades físicas, o carboidrato é muito bem vindo, pois repõe os estoques de glicogênio, beneficiando assim a recuperação e a preparação dos músculos para atividades posteriores.        
                                                     

Um comentário:

  1. eita que com essas dicas vai ficar melhor minha malhação!!!!
    Obrigado amor!!

    ResponderExcluir