quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Proteínas na Atividade Física

Ao contrário do que falei sobre os carboidratos, os praticantes de atividade física adoram as proteínas, comem exageradamente e não se importam com as consequências do consumo exagerado. A verdade é que muitos praticantes colocam a saúde em segundo plano, optam pela aparência e pelos resultados rápidos sem se importar com o que pode acontecer mais tarde com o seu corpo. O consumo excessivo de proteína está relacionado com o desenvolvimento de problemas renais e hepáticos; além de ter sido comprovado que o excesso diário de proteína na dieta, não promove um maior aumento da massa muscular, em relação ao consumo ideal para cada indivíduo. Os aminoácido ingeridos em excesso serão convertidos e armazenados  na forma de gordura ou carboidratos, e o excesso de nitrogênio excretado pela urina.
Os fatores mais importantes para otimizar o crescimento muscular , quando a pessoa pratica exercícios, são: assegurar que a resistência seja adequada, que a ingestão energética da dieta seja suficiente, que, pelo menos, uma quantidade pequena de proteínas e/ou carboidratos seja consumida imediatamente após cada sessão de treinamento  e que o indivíduo descanse bastante entre as sessões de treinamento. 
Portanto, a ingestão de proteínas deve manter a mesma proporção máxima recomendada para indivíduos saudáveis e sedentários, ou seja, 12 a 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária. Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos, feijões, nozes) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que têm uma digestão mais lenta e, com isso, provocam o desconforto gástrico.  Alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos distantes dos horários de atividade física e de forma fracionada, ou seja, em várias refeições ao longo do dia, garantindo o melhor aproveitamento dos aminoácidos na manutenção e formação dos músculos.     
                                                                                                       

2 comentários:

  1. Muito bom Karlinha!!!!
    Ótimo conteúdo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Drª Karla Mattos, ótimos posts vou acompanhar, tenho certeza que será úti,Hepl Drª eu estou precisando de uma reeducação alimentar.

    Parabéns amiga.

    ResponderExcluir